sábado, 20 de novembro de 2010

20 de Novembro- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

IDENTIDADE RACIAL
Mexeram no fundo do meu peito
Naquela dor mais funda e profunda
Inconsciente, que dói ser consciente
Oportunizaram o meu grito
Aquele grito de dor
Do que eu sou
Do meu eu verdadeiro
Que nunca pude ser
Que tenho cuidado de ser
O ser que agride
Agride o que me sufoca
O que me atolou
Me usou
E ainda quer me atolar
Me usar
Mas meu grito
Grito sussurrado
Medroso
Ou violento
Que assusta...
E me marginaliza...
Me marginalizam...
Meu Ser Negro
Precisa da África Mãe
Com seu grande peito
Com seu grande coração
Com seus grandes seios
Os dadivosos seios
De Iemanjá
Para aliviar a dor
Funda e profunda
De ser negro no Brasil.
Marilene Leal Paré
(Seminário de Universitários Negros - UFRGS – 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário