sábado, 20 de novembro de 2010

Releituras Qestões-Étnicos Raciais na Escola

temas mais relevantes da agend“A reprodução do racismo na escola é um dos a dos movimentos sociais negros, em todo o país. Não sem razão, evidentemente. Por trás das altas taxas de infreqüência, repetência e evasão escolar verificadas entre as crianças negras, existe um denominador comum: a estigmatização e a desqualificação delas em razão do racismo” (Moreira, 1997, p. 102).

Hamacheck (1979) diz que a maioria dos alunos que se evade é por não conseguir tolerar mais fracassos e os sentimentos de baixas auto-estima e autovalorização.
O processo de baixa auto-estima no aluno negro provém do ambiente sócio histórico, reforçado pelas ações da escola sobre esse sujeito considerado “inadequado”, daí a evasão e a repetência apesar dos esforços da família.
A educação de final de milênio, nas Américas, parece necessitar de maior qualificação no que diz respeito à abordagem afro-cultural. A maioria das conclusões sobre a inteligência do povo negro provém de fundamentos circunstanciais mais do que de evidências diretas a partir da psicologia e das experiências sociais dos negros. Considero de fundamental importância um olhar na multiculturalidade existente em nossas salas de aula e especialmente no ethos da tradição africana ainda muito presente que deve ser explicitado principalmente através das 9 (nove) dimensões da expressão cultural que seriam, segundo Boykin (1983,1986): 1) espiritualidade; 2) harmonia; 3) movimento; 4) entusiasmo; 5) afeto; 6) individualismo expressivo; 7) coletivismo (trabalho cooperativo); 8) oralidade e 9)perspectiva do tempo social.
O aluno de origem afro, cuja escola não considere essas dimensões, poderá desenvolver mecanismos de defesa que prejudicariam o desenvolvimento pleno de sua aprendizagem.

Referências Bibliográficas


 ARDOINO, Jaques. Abordagem multirreferencial: a epistemologia das ciências antropo-sociais em questão. SEMINÁRIO

A escola ainda desconhece estas considerações tão importantes para o desenvolvimento do aluno de origem afro. Como educadora negra procuro mostrar sempre a meus alunos de todas as etnias a valorização de todas as culturas dos povos que contribuiram  para o desenvolvimento de nosso país.

Um comentário:

  1. Querida aluna Marly!

    Sua contribuição para a conscientização e a valorização das etnias é muito importante para a comunidade escolar onde atua, seu trabalho deve continuar para auto-estima dos alunos.

    Desejo sucesso pessoal e profissional, vou sentir falta dessa interação1

    Um grande abraço,

    Geny

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