segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ESTÁGIOS SEGUNDO PIAGET


 
Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos 2 anos, ela evolui do estágio sensório-motor, em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos(como sugar a mamadeira) e o pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve, para o pré-operatório.”Nessa etapa, a criança se torna capaz de fazer uma coisa e imaginar outra. Ela faz isso, por exemplo, quando brinca de boneca e representa situações vividas em dias anteriores”
Outra progressão se dá por volta dos 7 anos, quando ela passa para o estágio operacional-concreto. Aqui, consegue refletir sobre o inverso das coisas e dos fenômenos e, para concluir um raciocínio, leva em consideração as relações entre os objetos. Percebe-se que 3 – 1 = 2 porque sabe que 2 + 1 = 3.
Finalmente, por volta dos 12 anos, chegamos ao estágio operacional- formal. “ O adolescente pode pensar em coisas completamente abstratas, sem necessitar da relação direta com o concreto. Ele compreende conceitos como amor ou democracia.”
Essas informações, bem utilizadas, ajudam o professor a melhorar sua prática. Devemos observar os alunos para tornar os conteúdos pedagógicos proporcionais às suas capacidades.
É na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que o cerca.
O professor deve respeita o nível de desenvolvimento das crianças. Não se pode ir além de suas capacidades nem deixá-las agir sozinhas.
Para Piaget, o que permite a construção da autonomia moral é o estabelecimento da cooperação em vez da coação, e do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral
Dentro da escola, isso significa democratizar as relações para formar sujeitos autônomos.

Bibliografia: pesquisado na revista NOVA ESCOLA-( Janeiro/ Fev

Um comentário:

  1. Querida aluna Marly!

    As citações são complexas e exige muita habilidade do professor.

    O que deve ser trabalhado para tornar um sujeito autônomo?

    Obrigada por suas postagens!

    Abraços,

    Geny

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