segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Releituras que contribuem para o meu TCC

 Conhecimento é tudo o que é passado através da família, igreja. Escola. Ele se dá na interação com o outro.  Aprendizagem ocorre no momento que existe uma motivação, um querer, uma vontade, um estímulo. Deverá ser de acordo com o que o sujeito gostaria de aprender, com autonomia, ir em busca do conhecimento que ele quizesse aprender, sem imposições. Reflexões Após as leituras dos textos indicados, considero que nenhum aluno chega à escola sem já ter aprendido muitas coisas, que lhe são passado pela sua própria família, e o papel do professor é estimular essa aprendizagem a interagir com outros desafios e a dar-lhes significado, ampliando a rede do saber por meio de habilidades operatórias. É importante conhecer a psicologia da criança para fazer a escolha pedagógica. O conhecimento não é dado, simplesmente, pela hereditariedade, tampouco provém do mundo por força de uma cópia. Ao contrário, resulta de uma síntese das relações do sujeito com o seu mundo, através da ação. Se o conhecimento é resultado da ação do sujeito sobre o mundo, os métodos pedagógicos não podem resumir-se a transmissões verbais. Para Piaget é na relação com o meio que criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que a cerca. Os estudos da psicologia baseados em uma visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil apontam que o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem

Um comentário:

  1. Querida aluna Marly!

    Concordo que toda a criança chega à escola com seus sabres e deve ser levado respeitado e o professor deve planejar seu trabalho de acordo com o entendimento da criança, para que a vida escolar de criança seja prazerosa.

    Abraços,

    Geny

    ResponderExcluir