domingo, 3 de outubro de 2010

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS

 Existe uma única representação para o ambiente?
        Um saber é adquirido pela simples transmissão de “quem sabe” para um sujeito que ignora?
        [...] “Conhecer não é apenas reter temporariamente uma  multidão de noções anedóticas ou enciclopédicas para “regurgitá-las”, como  pede o  ensino atual. Saber significa, primeiro, ser capaz de utilizar o que se aprendeu, mobilizá-lo para resolver um problema ou aclarar  uma situação, enquanto o ensino atual impõe a passividade e o tédio, e o aluno, longe de encontrar uma motivação( na falta de uma vocação), apressa-se em esquecer rapidamente tudo, logo após ter sido aprovado no exame”.
[...] “Como pode o aprendente apropriar-se do saber científico? Não há dúvida de que o conhecimento das 'concepções' ou dos 'constructos' dos aprendentes nos parecem ser uma etapa nesse caminho. Porém, ela é limitada; trata-se agora de saber o que pode ser feito com esses constructos. Como enriquecê-los, deslocá-los, transformá-los? Qual o papel dos professores, dos diversos difusores de saberes, bem como dos meios apropriados? “
Giordan e De Vecchi. As Origens do Saber. Artes Médicas.

        Existe uma necessidade de se repensar o currículo nos anos iniciais "em função da lógica do processo de construção deste conhecimento pela criança”. Apontando para a necessidade dos professores conhecerem e entenderem como se dá a aprendizagem espontânea na criança. Sendo que o professor não pode imaginar que sua tarefa é apenas a de transferir para os alunos ao saberes impressos no livro didático. O professor deve lembrar que o aluno carrega consigo uma experiência de vida que deve ser levada em consideração no momento da aprendizagem, qualquer que seja o tempo em que esta ocorre. Sendo assim, torna-se fundamental a formação continuada dos professores.

Um comentário:

  1. Querida aluna Marly!

    Concordo com a Formação continuado de professores, mesmo assim temos profissionais que não procuram acompanhar o desenvolvimento das tecnologias, para desenvolver um trabalho atraente que prendam os alunos com propostas de fundamento, que vá ao encontro das reais necessidades do alunado.
    Temos muitos alunos que não aceitam mais a escola tradicional.

    Como vai o seu TCC?

    Não encontrei articulação com e seu TCC!

    Obrigada por sua postagem!

    Um carinhoso abraço,

    Geny

    ResponderExcluir